Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Variáveis de treinamento

Ir para baixo

Variáveis de treinamento Empty Variáveis de treinamento

Mensagem  Mago Dom Mar 23, 2008 7:04 pm

Variáveis são técnicas utilizadas para aumentar a intensidade do treino, devendo ser usadas quando não se consegue mais evoluir. Elas devem ser usadas infrequentemente, apenas para quebrar o platô de treinamento, visto que seu uso muito prolongado provavelmente irá levar a overtraining. Além do mais, se elas forem usadas muito frequentemente iria haver uma adaptação, tirando assim qualquer possibilidade de evoluir para um estágio mais avançado. Portanto usem-nas com cautela.


Dropset

Dropset consiste em fazer séries adicionais, depois de ter feito uma série ao fracasso, diminuindo o peso e chegando ao fracasso novamente com a carga diminuída, sem intervalo. Essa variável de treino procura usar a maior quantidade possível de fibras musculares e recrutar unidades motoras adicionais. Na minha opinião a maior vantagem, senão a única, desse tipo de treino é aumentar o fluxo sanguíneo pro músculo treinado. Essas séries adicionais não serão de alta intensidade, elas apenas prolongarão o esforço, já que seguem o mesmo princípio do treinamento de alto volume.

Ex:
Supino reto -
10 repetições com 100 kgs até a falha
10 repetições com 60 kgs até a falha
10 repetições com 40 kgs até a falha
Sem intervalo.

Rest pause

O Rest Pause Training, proposto em 1987 por Mike Mentzer, é feito da seguinte forma: 2-3 repetições até a falha, descanso de aproximadamente 15 segundos e mais 2-3 repetições até a falha, completando o número de repetições estipulado. A grande vantagem dessa variável é a utilização do sistema anaeróbio alático de obtenção de energia, evitando assim o acúmulo de lactato (acidose lática) e proporcionando o uso de cargas maiores. Contudo essa não é a única maneira de usar o Rest Pause. Pode ser feita uma série normal de por exemplo 10 repetições até o fracasso, descansar em torno de 30 segundos, fazer mais repetições até o fracasso, descansar 15 segundos e fazer novamente mais repetições até a falha. Enfim, esta variável pode ser manipulada de várias maneiras, mas a chave está em descansar o menor tempo possível entre as séries.

Ex:
Rosca direta
2-3 repetições com uma carga X
descanso de 15 segundos
2-3 repetições com a mesma carga
descanso de 15 segundos
2-3 repetições


Repetições negativas

As repetições negativas podem ser utilizadas de várias maneiras.
- Fazendo apenas a fase excêntrica do movimento: Coloque um peso aproximadamente 40% maior do que o usual, peça ajuda para que o peso seja erguido com pouco ou nenhum esforço da sua parte e se esforce para controlar o peso na descida.
- Negativas forçadas: Faça a fase concêntrica do movimento da forma normal, e peça para que alguém adicione uma carga extra na fase excêntrica do movimento, seja adicionando anilhas, mudando o peso na máquina ou fazendo resistência extra com as mãos.
- Negativas acentuadas: Faça a série normalmente, apenas dando mais ênfase a fase concêntrica (4-6 segundos).

Utilizando apenas as contrações excêntricas é possível utilizar uma carga muito maior, pois temos aproximadamente 40% a mais de força do que na fase concêntrica. A ênfase na fase negativa do movimento proporcionará um maior nível de hipertrofia, visto que a mesma causa mais microlesões no músculo treinado, mas também está relacionada a uma maior incidência de dor muscular tardia.

Super série (Super Set)

Super série consiste em fazer 2 exercícios para grupos musculares antagonistas (opostos), sem intervalo. Essa variável é ótima para ser utilizada em fase definição, pois permite que se descanse um grupo muscular enquanto se treina o outro, sendo um bom trabalho cardiovascular, além de ocorrer um significativo aumento no metabolismo basal. Outras vantagens das super séries são a possibilidade do aumento de flexibilidade, devido ao alongamento passivo do músculo antagonista, e um grande aumento de fluxo sanguíneo para o músculo treinado.

Variações da Super série

Bi-série: 2 exercícios para o mesmo grupamento muscular, feitos sem intervalo.
Tri-série: 3 exercícios para o mesmo grupamento muscular, feitos sem intervalo.

Pré-exaustão

Consite em se realizar um exercício isolador antes de um exercício composto. Essa variável serve para aquelas pessoas que tem o músculo acessório fatigado antes do músculo alvo do exercício em questão.

Ex: Voador antes do supino. Isso evita que o músculo tríceps entre em fadiga antes do peitoral, pois quando o supino for realizado o tríceps ainda estará descansado e o peitoral parcialmente fatigado.


Repetições parciais

As repetições parciais podem ser usadas no final da série, quando não é possível mais realizar uma repetição completa, aumentando assim o stress imposto ao músculo.
Mago
Mago
Administrador
Administrador

Masculino Número de Mensagens : 19
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro
Data de inscrição : 21/03/2008

https://templogym.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos